Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 1.223Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,7 |
Média de meses | 3,8 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 1.170Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,4 |
Média de meses | 5,4 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 1.099Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,0 |
Média de meses | 5,7 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 1.183Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 43,0 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 1.181Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 43,1 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 1.182Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 43,4 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 1.206Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,2 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,4 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,7 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,4 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,1 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,2 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,8 |
Merenda (Média de horas) | 3,5 |
Manutenção (Média de horas) | 4,0 |
Segurança (Média de horas) | 3,5 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 1.253
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
68%
30%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
2%
74%
23%
Atender as demandas administrativas da escola.
2%
69%
29%
Garantir a manutenção da escola.
7%
70%
23%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
7%
72%
21%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
5%
5%
71%
24%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
13%
67%
20%
Administrar conflitos.
4%
4%
69%
27%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
4%
4%
70%
26%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
2%
71%
26%
Realizar a autoavaliação institucional.
4%
4%
75%
21%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
4%
4%
72%
23%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 942
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
11%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
36%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
80%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
70%
Ensino Médio.
41%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 1.279
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
14%
53%
31%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
5%
5%
28%
52%
15%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
12%
40%
39%
9%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
19%
44%
31%
6%
6%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
9%
48%
41%
3%
3%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
2%
14%
72%
12%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
17%
70%
11%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
9%
73%
18%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
8%
29%
54%
10%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
22%
71%
6%
6%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
5%
5%
73%
21%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
5%
5%
73%
22%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
3%
3%
33%
56%
8%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
28%
65%
5%
5%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 396
Comparar
Falta de água
14%
Falta de energia
26%
Falta de merenda
5%
Greve de professores
69%
Vandalismo nas instalações
1%
Problemas de infraestrutura da escola
17%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
10%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
6%
Outros
17%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 393Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 25,4 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 1.271
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
89%
10%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
81%
18%
1%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
88%
11%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
78%
19%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
78%
22%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
72%
25%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
81%
18%
1%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
96%
4%
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 943
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
86%
Banheiro infantil
45%
Área sombreada
48%
Área coberta
58%
Vegetação e jardim
40%
Horta
29%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 943
Comparar
Piso emborrachado
2%
Cimento liso
37%
Cimento áspero
42%
Areia
13%
Grama
47%
Terra
41%
Cerâmica
17%
Pedras
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 943
Comparar
Tanque de areia
2%
Gira-gira
1%
Túnel lúdico
1%
Gangorra
2%
Escorregador
4%
Casinha
4%
Balanço
5%
Brinquedo para escalar
1%
Banco
24%
Outros
39%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 1.097
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
22%
39%
37%
2%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
25%
41%
32%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
19%
34%
42%
5%
5%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
10%
26%
58%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
11%
19%
60%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
12%
65%
19%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 363
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
64%
Doações e campanhas de arrecadação
25%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
22%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 363
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
92%
Doações e campanhas de arrecadação
8%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 363
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
88%
Doações e campanhas de arrecadação
6%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 752Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 751Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 437Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 739Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 736Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 544Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 755
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
2%
25%
41%
32%
Questões administrativas e institucionais
2%
27%
42%
29%
Questões financeiras
3%
3%
18%
42%
38%
Questões de relacionamento com a comunidade
3%
3%
30%
40%
27%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 844Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 853Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 4,3 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 1.279
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
84%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
82%
Empresas que apoiam a escola.
10%
Organizações sem fins lucrativos.
20%
Repasses da rede de ensino.
54%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
4%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
26%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
45%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 1.244
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
78%
5%
5%
4%
4%
14%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
23%
15%
8%
55%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
3%
3%
6%
6%
9%
82%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 1.031
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
86%
12%
2%
Os(As) estudantes ?
60%
26%
14%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 205
Comparar
Sorteio
1%
Local de moradia
28%
Prova de seleção
1%
Ordem de chegada
55%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
4%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
12%
Outros
41%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 1.282
Comparar
Não se aplica
12%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
58%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
19%
Manter as turmas existentes do ano anterior
46%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
10%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
11%
Outro
16%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 1.261
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
33%
Tempo de serviço.
29%
Cursos de formação continuada realizados.
61%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
55%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
70%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
48%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
56%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
2%
Atribuição pela gestão da escola.
69%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 1.282
Comparar
Ministério Público
32%
Conselho Tutelar
85%
Secretaria de Saúde
81%
Secretaria de Educação
94%
Secretaria de Assistência Social
57%
Secretaria de Segurança Pública
57%
Organizações não governamentais/instituições privadas
25%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 1.280
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
1%
10%
51%
38%
Ir à residência do(a) estudante
10%
2%
22%
46%
19%
Informar ao Conselho Tutelar
9%
3%
3%
23%
47%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 1.273
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
13%
3%
3%
17%
49%
18%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
1%
11%
68%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
8%
74%
18%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
1%
8%
72%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 1.282
Comparar
Violência
69%
Bullying
74%
Machismo
9%
Homofobia
20%
Sexualidade
35%
Uso de drogas
68%
Direitos dos idosos
13%
Educação ambiental
71%
Ciência e tecnologia
29%
Diversidade religiosa
22%
Desigualdades sociais
28%
Nutrição e alimentação
34%
Educação para o trânsito
32%
Relações étnico-raciais/racismo
33%
Direitos da criança e do adolescente
47%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
18%
Educação financeira e consumo sustentável
16%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 1.257
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
63%
Avaliação da aprendizagem.
78%
Avaliação em larga escala.
55%
Metodologias de ensino.
70%
Conhecimento do currículo.
66%
Gestão da sala de aula.
58%
Educação inclusiva.
64%
Novas tecnologias.
59%
Gestão e administração escolar.
48%
Professor(a) de Braille
19%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
67%
Professor(a) bilíngue para surdos
26%
Professor(a) de Libras
33%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
43%
Professor(a) itinerante
25%
Monitor(a) de apoio
75%
Outros
21%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 409
Comparar
Deficiência intelectual
67%
Deficiência física
42%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
79%
Surdez
43%
Deficiência auditiva
40%
Cegueira
25%
Baixa visão
42%
Deficiência múltipla
34%
Altas habilidades/superdotação
32%
Surdo-cegueira
19%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 1.279
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
2%
29%
52%
15%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
3%
3%
26%
56%
14%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento