Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 20,4 |
Média de meses | 4,9 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,8 |
Média de meses | 5,6 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,1 |
Média de meses | 5,7 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,4 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 42,3 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 43,8 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,0 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,3 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,6 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,4 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 5,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 7,3 |
Merenda (Média de horas) | 3,8 |
Manutenção (Média de horas) | 4,8 |
Segurança (Média de horas) | 3,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 7,2 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 14
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
7%
79%
14%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
85%
15%
Atender as demandas administrativas da escola.
7%
79%
14%
Garantir a manutenção da escola.
7%
86%
7%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
7%
79%
14%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
79%
21%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
43%
50%
7%
Administrar conflitos.
7%
79%
14%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
79%
21%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
7%
64%
29%
Realizar a autoavaliação institucional.
7%
86%
7%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
7%
79%
14%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
31%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
38%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
79%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
Ensino Médio.
62%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 14
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
29%
36%
36%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
21%
21%
43%
14%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
21%
43%
29%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
21%
29%
43%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
14%
64%
21%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
7%
7%
86%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
7%
93%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
100%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
29%
64%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
14%
86%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
7%
86%
7%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
14%
79%
7%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
36%
64%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
64%
36%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 7
Comparar
Falta de água
29%
Falta de energia
57%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
86%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
71%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
14%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
29%
Outros
29%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 34,4 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
85%
15%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
77%
23%
Houve tráfico de drogas na escola.
92%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
50%
50%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
86%
14%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
64%
36%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
21 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 11
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
36%
Área sombreada
55%
Área coberta
27%
Vegetação e jardim
45%
Horta
27%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
22 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 11
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
18%
Cimento áspero
55%
Areia
9%
Grama
73%
Terra
45%
Cerâmica
18%
Pedras
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 11
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
9%
Outros
36%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
24 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
55%
36%
9%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
54%
38%
8%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
23%
38%
38%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
14%
29%
50%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
43%
29%
21%
7%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
21%
14%
50%
14%
25 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
80%
Doações e campanhas de arrecadação
20%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
27 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
80%
Doações e campanhas de arrecadação
20%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
28 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 2,1 |
30 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 4,3 |
32 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
33 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
34 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
37 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
86%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
100%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
43%
Repasses da rede de ensino.
50%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
7%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
36%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
36%
38 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
39 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
93%
7%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
21%
79%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
100%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
48 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Não se aplica
14%
Afinidade entre os(as) estudantes
7%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
21%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
29%
Manter as turmas existentes do ano anterior
71%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
7%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
14%
51 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 13
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
23%
Tempo de serviço.
36%
Cursos de formação continuada realizados.
57%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
71%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
50%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
64%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
79%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
79%
52 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 14
Comparar
Ministério Público
29%
Conselho Tutelar
71%
Secretaria de Saúde
93%
Secretaria de Educação
93%
Secretaria de Assistência Social
64%
Secretaria de Segurança Pública
29%
Organizações não governamentais/instituições privadas
14%
53 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
7%
86%
7%
Ir à residência do(a) estudante
7%
14%
71%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
21%
7%
14%
57%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
54 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
29%
7%
21%
43%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
7%
86%
7%
Revisão dos procedimentos de avaliação
93%
7%
Revisão das práticas pedagógicas
7%
86%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
55 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Violência
36%
Bullying
36%
Machismo
0%
Homofobia
0%
Sexualidade
29%
Uso de drogas
43%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
71%
Ciência e tecnologia
14%
Diversidade religiosa
14%
Desigualdades sociais
14%
Nutrição e alimentação
7%
Educação para o trânsito
7%
Relações étnico-raciais/racismo
21%
Direitos da criança e do adolescente
36%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
0%
Educação financeira e consumo sustentável
7%
56 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
64%
Avaliação da aprendizagem.
71%
Avaliação em larga escala.
57%
Metodologias de ensino.
64%
Conhecimento do currículo.
50%
Gestão da sala de aula.
50%
Educação inclusiva.
36%
Novas tecnologias.
29%
Gestão e administração escolar.
43%
Professor(a) de Braille
33%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
67%
Professor(a) bilíngue para surdos
33%
Professor(a) de Libras
33%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
67%
Professor(a) itinerante
25%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
33%
Educação Inclusiva
57 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
58 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
59 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 14
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
50%
29%
21%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
7%
43%
29%
21%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento