Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 16,7 |
Média de meses | 8,5 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,9 |
Média de meses | 7,4 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,2 |
Média de meses | 7,3 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 16Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 41,8 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 16Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 43,0 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 16Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,1 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,8 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,2 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 2,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,6 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,9 |
Merenda (Média de horas) | 1,9 |
Manutenção (Média de horas) | 2,5 |
Segurança (Média de horas) | 1,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,1 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 16
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
63%
38%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
63%
38%
Atender as demandas administrativas da escola.
63%
38%
Garantir a manutenção da escola.
60%
40%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
6%
6%
50%
44%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
50%
50%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
63%
38%
Administrar conflitos.
44%
56%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
44%
56%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
63%
38%
Realizar a autoavaliação institucional.
63%
38%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
69%
31%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 8
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
22%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
86%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
57%
Ensino Médio.
38%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 16
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
6%
6%
25%
50%
19%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
6%
6%
50%
44%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
19%
38%
44%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
38%
19%
44%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
6%
6%
25%
50%
19%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
6%
6%
50%
44%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
6%
6%
50%
44%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
6%
6%
44%
50%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
25%
44%
31%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
88%
13%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
63%
38%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
75%
25%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
25%
56%
19%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
25%
63%
13%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 5
Comparar
Falta de água
20%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
100%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
0%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 16
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
100%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
94%
6%
6%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
88%
13%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
88%
13%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
94%
6%
6%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
94%
6%
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
17 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 12
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
92%
Banheiro infantil
75%
Área sombreada
58%
Área coberta
50%
Vegetação e jardim
25%
Horta
75%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
18 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 12
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
8%
Cimento áspero
50%
Areia
17%
Grama
42%
Terra
67%
Cerâmica
17%
Pedras
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
19 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 12
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
8%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
33%
Outros
50%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
20 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
7%
33%
60%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
6%
6%
50%
38%
6%
6%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
63%
38%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
25%
56%
19%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
13%
63%
25%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
6%
6%
56%
38%
Gestão e Participação
21 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
22 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 2,2 |
23 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
24 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,8 |
25 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
26 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
27 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
28 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
30 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 16
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
88%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
69%
Empresas que apoiam a escola.
7%
Organizações sem fins lucrativos.
0%
Repasses da rede de ensino.
88%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
7%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
27%
31 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
32 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 15
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
67%
33%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
38%
6%
6%
56%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
13%
88%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
41 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
42 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 16
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
100%
Os(As) estudantes ?
69%
25%
6%
6%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 16
Comparar
Não se aplica
6%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
88%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
19%
Manter as turmas existentes do ano anterior
44%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
6%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
6%
Outro
13%
49 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 16
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
38%
Tempo de serviço.
69%
Cursos de formação continuada realizados.
94%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
81%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
75%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
38%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
6%
Atribuição pela gestão da escola.
67%
50 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 16
Comparar
Ministério Público
38%
Conselho Tutelar
88%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
94%
Secretaria de Assistência Social
81%
Secretaria de Segurança Pública
44%
Organizações não governamentais/instituições privadas
13%
51 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 16
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
31%
69%
Ir à residência do(a) estudante
44%
56%
Informar ao Conselho Tutelar
13%
56%
31%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
52 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 16
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
75%
25%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
63%
38%
Revisão dos procedimentos de avaliação
69%
31%
Revisão das práticas pedagógicas
69%
31%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
53 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 16
Comparar
Violência
69%
Bullying
56%
Machismo
6%
Homofobia
13%
Sexualidade
13%
Uso de drogas
56%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
44%
Ciência e tecnologia
13%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
13%
Nutrição e alimentação
50%
Educação para o trânsito
6%
Relações étnico-raciais/racismo
6%
Direitos da criança e do adolescente
25%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
19%
Educação financeira e consumo sustentável
0%
54 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 16
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
88%
Avaliação da aprendizagem.
100%
Avaliação em larga escala.
80%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
80%
Gestão da sala de aula.
94%
Educação inclusiva.
79%
Novas tecnologias.
53%
Gestão e administração escolar.
36%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
50%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
33%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
33%
Professor(a) itinerante
17%
Monitor(a) de apoio
83%
Outros
33%
Educação Inclusiva
55 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
56 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
57 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 9
Comparar
Deficiência intelectual
89%
Deficiência física
44%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
89%
Surdez
67%
Deficiência auditiva
33%
Cegueira
0%
Baixa visão
89%
Deficiência múltipla
0%
Altas habilidades/superdotação
11%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
58 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 16
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
6%
6%
38%
38%
19%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
6%
6%
31%
56%
6%
6%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento