Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,2 |
Média de meses | 5,1 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,5 |
Média de meses | 7,0 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,9 |
Média de meses | 6,9 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,9 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 32,5 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 36,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,8 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,8 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 6,5 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,7 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 2,3 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,5 |
Merenda (Média de horas) | 3,8 |
Manutenção (Média de horas) | 2,5 |
Segurança (Média de horas) | 1,6 |
Outras atividades (Média de horas) | 3,0 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
82%
18%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
91%
9%
Atender as demandas administrativas da escola.
82%
18%
Garantir a manutenção da escola.
64%
36%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
9%
82%
9%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
100%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
27%
73%
Administrar conflitos.
91%
9%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
9%
73%
18%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
91%
9%
Realizar a autoavaliação institucional.
100%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 8
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
33%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
82%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
Ensino Médio.
57%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 11
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
9%
36%
55%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
9%
27%
55%
9%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
27%
36%
36%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
55%
27%
18%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
55%
45%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
18%
82%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
18%
82%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
100%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
9%
9%
73%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
18%
82%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
82%
18%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
91%
9%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
27%
73%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
18%
82%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
73%
27%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
55%
45%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
73%
27%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
64%
36%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 9
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
56%
Banheiro infantil
22%
Área sombreada
33%
Área coberta
22%
Vegetação e jardim
11%
Horta
22%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
33%
Cimento áspero
11%
Areia
22%
Grama
56%
Terra
44%
Cerâmica
22%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
22%
Outros
11%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
33%
22%
44%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
40%
20%
40%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
27%
18%
55%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
18%
73%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
9%
9%
82%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
18%
82%
Gestão e Participação
20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
21 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,0 |
22 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
23 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 5,6 |
24 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
25 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
26 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
27 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
28 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
45%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
82%
Empresas que apoiam a escola.
18%
Organizações sem fins lucrativos.
18%
Repasses da rede de ensino.
45%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
18%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
27%
30 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 11
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
73%
9%
18%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
50%
10%
40%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
9%
9%
82%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
32 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
40 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
42 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 7
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
86%
14%
Os(As) estudantes ?
71%
29%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
91%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
9%
Manter as turmas existentes do ano anterior
18%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
0%
48 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 11
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
0%
Tempo de serviço.
18%
Cursos de formação continuada realizados.
78%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
64%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
82%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
40%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
64%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
64%
49 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 11
Comparar
Ministério Público
64%
Conselho Tutelar
73%
Secretaria de Saúde
91%
Secretaria de Educação
91%
Secretaria de Assistência Social
73%
Secretaria de Segurança Pública
45%
Organizações não governamentais/instituições privadas
18%
50 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
18%
64%
18%
Ir à residência do(a) estudante
9%
9%
73%
9%
Informar ao Conselho Tutelar
18%
9%
64%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
51 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
27%
18%
55%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
91%
9%
Revisão dos procedimentos de avaliação
82%
18%
Revisão das práticas pedagógicas
18%
64%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
52 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Violência
45%
Bullying
64%
Machismo
9%
Homofobia
18%
Sexualidade
18%
Uso de drogas
55%
Direitos dos idosos
9%
Educação ambiental
73%
Ciência e tecnologia
18%
Diversidade religiosa
36%
Desigualdades sociais
27%
Nutrição e alimentação
18%
Educação para o trânsito
9%
Relações étnico-raciais/racismo
18%
Direitos da criança e do adolescente
45%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
9%
Educação financeira e consumo sustentável
27%
53 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
70%
Avaliação da aprendizagem.
73%
Avaliação em larga escala.
40%
Metodologias de ensino.
82%
Conhecimento do currículo.
55%
Gestão da sala de aula.
60%
Educação inclusiva.
44%
Novas tecnologias.
55%
Gestão e administração escolar.
30%
Professor(a) de Braille
40%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
80%
Professor(a) bilíngue para surdos
40%
Professor(a) de Libras
20%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
40%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
80%
Outros
0%
Educação Inclusiva
54 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
56 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 11
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
27%
55%
18%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
18%
64%
18%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento