Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes: 1.374
Comparar
40%
Branca
6%
Preta
51%
Parda
1%
Amarela
1%
Indígena
1%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 1.318Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,5 |
Média de meses | 3,2 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 1.275Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,7 |
Média de meses | 6,7 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 1.235Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,8 |
Média de meses | 7,3 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 1.280Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 43,4 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 1.281Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 42,9 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 1.278Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 42,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 1.304Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,4 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,5 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,5 |
Merenda (Média de horas) | 3,4 |
Manutenção (Média de horas) | 3,4 |
Segurança (Média de horas) | 2,9 |
Outras atividades (Média de horas) | 6,2 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 1.359
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
4%
4%
80%
15%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
7%
79%
13%
Atender as demandas administrativas da escola.
3%
3%
80%
18%
Garantir a manutenção da escola.
11%
75%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
13%
72%
14%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
15%
71%
13%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
19%
71%
10%
Administrar conflitos.
10%
72%
18%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
13%
74%
12%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
9%
78%
13%
Realizar a autoavaliação institucional.
11%
78%
11%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
13%
76%
11%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 1.068
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
18%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
30%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
78%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
65%
Ensino Médio.
30%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes: 338
Comparar
93%
Sim
7%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes: 336
Comparar
72%
Sim
28%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 1.382
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
25%
55%
20%
1%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
10%
33%
46%
12%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
11%
41%
41%
6%
6%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
11%
39%
43%
6%
6%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
9%
53%
37%
2%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
2%
19%
69%
10%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
18%
71%
9%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
2%
18%
70%
11%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
12%
36%
46%
6%
6%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
21%
74%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
6%
6%
76%
18%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
4%
4%
75%
21%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
42%
48%
6%
6%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
36%
59%
3%
3%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes: 1.376
Comparar
5%
Discordo fortemente
27%
Discordo
59%
Concordo
9%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes: 1.381
Comparar
10%
Discordo fortemente
44%
Discordo
36%
Concordo
10%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes: 1.377
Comparar
75%
Sim
25%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 343
Comparar
Falta de água
19%
Falta de energia
13%
Falta de merenda
11%
Greve de professores
26%
Vandalismo nas instalações
3%
Problemas de infraestrutura da escola
31%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
55%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
5%
Outros
36%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 337Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 9,3 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 1.378
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
90%
10%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
74%
24%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
90%
9%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
87%
11%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
78%
21%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
73%
24%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
86%
14%
1%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
94%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes: 188
Comparar
1%
Sim
99%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes: 188
Comparar
0%
Sim
100%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes: 334
Comparar
63%
Sim
37%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 979
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
91%
Banheiro infantil
50%
Área sombreada
51%
Área coberta
65%
Vegetação e jardim
28%
Horta
16%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 979
Comparar
Piso emborrachado
1%
Cimento liso
34%
Cimento áspero
43%
Areia
52%
Grama
10%
Terra
42%
Cerâmica
28%
Pedras
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 979
Comparar
Tanque de areia
6%
Gira-gira
1%
Túnel lúdico
1%
Gangorra
7%
Escorregador
12%
Casinha
5%
Balanço
11%
Brinquedo para escalar
3%
Banco
19%
Outros
36%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 1.254
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
31%
44%
24%
2%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
32%
43%
24%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
14%
35%
47%
4%
4%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
6%
6%
28%
62%
3%
3%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
6%
6%
22%
64%
8%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
6%
6%
21%
60%
12%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 340
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
74%
Doações e campanhas de arrecadação
30%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 340
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
99%
Doações e campanhas de arrecadação
6%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
2%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 340
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
91%
Doações e campanhas de arrecadação
4%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
12%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes: 1.381
Comparar
85%
Sim, existe e está ativo
12%
Sim, existe, mas está inativo
3%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 1.152Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 1.159Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 955Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 1.150Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 1.125Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 801Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 1.168
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
2%
36%
36%
26%
Questões administrativas e institucionais
2%
31%
43%
25%
Questões financeiras
3%
3%
31%
39%
26%
Questões de relacionamento com a comunidade
6%
6%
42%
34%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes: 1.158
Comparar
98%
Sim
2%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 618Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,1 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes: 1.384
Comparar
48%
Sim
52%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 457Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,4 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes: 1.384
Comparar
63%
Sim
37%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes: 936
Comparar
11%
Sim, existe e está ativo
9%
Sim, existe, mas está inativo
68%
Não existe grêmio estudantil
13%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes: 1.383
Comparar
1%
Sim
99%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes: 1.382
Comparar
85%
Sim
15%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes: 1.375
Comparar
12%
Sim
88%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 1.380
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
66%
Empresas que apoiam a escola.
8%
Organizações sem fins lucrativos.
15%
Repasses da rede de ensino.
57%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
12%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
46%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes: 1.380
Comparar
100%
Sim
0%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 1.356
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
73%
9%
5%
5%
13%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
22%
24%
13%
41%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
1%
6%
6%
17%
75%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes: 1.375
Comparar
7%
Discordo fortemente
21%
Discordo
53%
Concordo
20%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes: 1.373
Comparar
1%
Discordo fortemente
6%
Discordo
71%
Concordo
23%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes: 1.373
Comparar
6%
Discordo fortemente
24%
Discordo
59%
Concordo
10%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes: 1.375
Comparar
16%
Discordo fortemente
38%
Discordo
38%
Concordo
8%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes: 1.370
Comparar
5%
Discordo fortemente
21%
Discordo
65%
Concordo
9%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes: 1.373
Comparar
11%
Discordo fortemente
36%
Discordo
46%
Concordo
7%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes: 1.374
Comparar
99%
Sim
1%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes: 1.372
Comparar
100%
Sim
0%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes: 1.377
Comparar
92%
Sim
8%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes: 1.266
Comparar
97%
Sim
3%
Não
1%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 1.266
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
77%
21%
2%
Os(As) estudantes ?
67%
27%
6%
6%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes: 1.264
Comparar
98%
Sim
1%
Não
0%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes: 1.265
Comparar
95%
Sim
3%
Não
1%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes: 1.265
Comparar
94%
Sim
5%
Não
1%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes: 1.371
Comparar
80%
Sim
20%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 279
Comparar
Sorteio
3%
Local de moradia
23%
Prova de seleção
5%
Ordem de chegada
65%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
2%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
4%
Outros
28%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 1.384
Comparar
Não se aplica
16%
Afinidade entre os(as) estudantes
5%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
54%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
14%
Manter as turmas existentes do ano anterior
32%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
8%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
9%
Outro
24%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 1.368
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
34%
Tempo de serviço.
20%
Cursos de formação continuada realizados.
44%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
44%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
54%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
42%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
46%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
2%
Atribuição pela gestão da escola.
56%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 1.384
Comparar
Ministério Público
36%
Conselho Tutelar
82%
Secretaria de Saúde
78%
Secretaria de Educação
94%
Secretaria de Assistência Social
65%
Secretaria de Segurança Pública
30%
Organizações não governamentais/instituições privadas
22%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 1.380
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
3%
3%
1%
16%
56%
24%
Ir à residência do(a) estudante
20%
3%
3%
27%
40%
10%
Informar ao Conselho Tutelar
14%
2%
23%
48%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 1.379
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
18%
4%
4%
25%
44%
9%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
2%
2%
16%
68%
13%
Revisão dos procedimentos de avaliação
2%
1%
14%
74%
9%
Revisão das práticas pedagógicas
2%
1%
12%
73%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 1.384
Comparar
Violência
69%
Bullying
78%
Machismo
15%
Homofobia
24%
Sexualidade
47%
Uso de drogas
60%
Direitos dos idosos
13%
Educação ambiental
76%
Ciência e tecnologia
30%
Diversidade religiosa
23%
Desigualdades sociais
37%
Nutrição e alimentação
57%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
37%
Direitos da criança e do adolescente
54%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
24%
Educação financeira e consumo sustentável
17%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 1.358
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
60%
Avaliação da aprendizagem.
81%
Avaliação em larga escala.
34%
Metodologias de ensino.
71%
Conhecimento do currículo.
74%
Gestão da sala de aula.
54%
Educação inclusiva.
68%
Novas tecnologias.
47%
Gestão e administração escolar.
45%
Professor(a) de Braille
14%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
64%
Professor(a) bilíngue para surdos
19%
Professor(a) de Libras
28%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
56%
Professor(a) itinerante
30%
Monitor(a) de apoio
55%
Outros
19%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes: 1.377
Comparar
38%
Sim
62%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes: 1.379
Comparar
41%
Sim
59%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 561
Comparar
Deficiência intelectual
71%
Deficiência física
39%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
76%
Surdez
43%
Deficiência auditiva
39%
Cegueira
23%
Baixa visão
34%
Deficiência múltipla
40%
Altas habilidades/superdotação
24%
Surdo-cegueira
14%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 1.382
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
2%
25%
57%
14%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
2%
23%
60%
13%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento