Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Maranhão

Maranhão
Brasil /

Nordeste

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 10.034
  Comparar
17%
Branca.
13%
Preta.
67%
Parda.
1%
Amarela.
0%
Indígena.
1%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 10.000
  Comparar
1%
Meu primeiro ano.
2%
1-2 anos.
8%
3-5 anos.
17%
6-10 anos.
19%
11-15 anos.
21%
16-20 anos.
30%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 9.995
  Comparar
13%
Meu primeiro ano.
13%
1-2 anos.
25%
3-5 anos.
22%
6-10 anos.
12%
11-15 anos.
8%
16-20 anos.
7%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 10.005
  Comparar
52%
Apenas nesta.
40%
Em 2.
5%
Em 3.
2%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 10.012
  Comparar
73%
Concursado/efetivo/estável.
26%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
0%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 9.981
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
12%
58%
28%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
23%
59%
16%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
6%
6%
35%
52%
7%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
1%
16%
65%
18%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 10.006
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
11%
40%
49%
- Leio livros não relacionados à Educação
3%
3%
50%
30%
17%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
23%
38%
38%
- Assisto a filmes
3%
3%
48%
28%
21%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
26%
60%
10%
5%
5%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
3%
3%
29%
31%
37%
- Estudo
5%
5%
30%
65%
- Assisto a telejornal
1%
13%
34%
52%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 9.939
  Comparar
1%
Até 10 horas.
27%
De 11 a 20 horas.
19%
De 21 a 30 horas.
30%
De 31 a 40 horas.
24%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 9.977
  Comparar
2%
Até 10 horas.
37%
De 11 a 20 horas.
29%
De 21 a 30 horas.
21%
De 31 a 40 horas.
10%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 9.985
  Comparar
3%
Até 10 horas.
61%
De 11 a 20 horas.
20%
De 21 a 30 horas.
13%
De 31 a 40 horas.
3%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 9.985
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
1%
27%
72%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
49%
49%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
5%
5%
56%
39%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
2%
38%
61%
- Gestão de sala de aula
2%
30%
67%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
22%
45%
27%
6%
6%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
1%
13%
55%
31%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
35%
61%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
43%
55%
- Participar da gestão da escola
2%
10%
50%
38%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
6%
6%
50%
44%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 9.992
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
22%
23%
24%
30%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
38%
31%
18%
13%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
68%
20%
7%
6%
6%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 9.977
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
18%
37%
22%
23%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
14%
34%
30%
21%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
23%
41%
20%
16%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 9.956
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
74%
20%
4%
4%
3%
3%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
95%
3%
3%
1%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 9.914
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
11%
11%
33%
45%
- Compreender o processo de aprendizagem
9%
9%
35%
46%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
9%
10%
35%
45%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
14%
17%
35%
35%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
11%
14%
37%
39%
- Aprimorar as metodologias de ensino
9%
10%
34%
46%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
14%
16%
35%
35%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 10.004
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
9%
11%
24%
55%
- Acústica
15%
21%
32%
32%
- Iluminação natural
13%
20%
28%
39%
- Ventilação natural
25%
27%
26%
22%
- Temperatura
34%
24%
23%
20%
- Limpeza
4%
4%
9%
30%
57%
- Acessibilidade
9%
14%
28%
48%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
9%
16%
32%
43%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
13%
19%
33%
35%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
9%
16%
29%
46%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 9.980
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
3%
3%
2%
9%
29%
57%
- Projetor multimídia (datashow)
29%
4%
4%
11%
20%
36%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
39%
7%
12%
18%
23%
- Software
51%
8%
13%
15%
13%
- Internet
31%
9%
15%
20%
25%
- Acervo multimídia
42%
9%
16%
18%
14%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 9.890
  Comparar
14%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
12%
Nenhuma vez.
16%
Uma vez.
25%
Duas vezes.
33%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 9.898
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
3%
3%
9%
61%
28%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
5%
5%
56%
38%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
2%
10%
61%
26%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
1%
7%
57%
34%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
4%
4%
60%
34%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
13%
54%
29%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
6%
6%
52%
41%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
5%
5%
57%
36%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 9.936
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
7%
62%
22%
9%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
4%
4%
34%
42%
20%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
3%
3%
21%
44%
32%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
19%
44%
34%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
15%
45%
26%
15%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 10.004
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
7%
34%
50%
9%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
9%
72%
17%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
16%
72%
10%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
1%
14%
70%
15%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
10%
64%
24%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 9.945
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
18%
35%
24%
23%
- Metodologia de ensino
57%
30%
7%
7%
- Conteúdos trabalhados em sala
59%
22%
5%
5%
14%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
58%
26%
8%
8%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
54%
30%
8%
7%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
78%
15%
3%
3%
4%
4%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 9.938
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
12%
18%
70%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
11%
15%
75%
- Estabelece metas de aprendizagem
11%
6%
6%
83%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
10%
6%
6%
83%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
10%
6%
6%
84%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 9.938
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
3%
3%
22%
63%
12%
- Chegam pontualmente
1%
16%
64%
19%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
15%
65%
18%
- São respeitosos(as) comigo
1%
8%
65%
26%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
3%
3%
30%
59%
8%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
2%
18%
68%
12%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 9.940
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
90%
9%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
91%
8%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
94%
6%
6%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 9.953
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
96%
3%
3%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
98%
2%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
99%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
96%
4%
4%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 9.913
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
1%
1%
3%
3%
38%
57%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
1%
3%
3%
36%
61%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
2%
19%
52%
27%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
3%
3%
9%
28%
38%
15%
8%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
4%
4%
1%
2%
6%
6%
33%
55%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
4%
4%
19%
75%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
4%
4%
12%
30%
53%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
1%
5%
5%
19%
45%
28%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
2%
1%
4%
4%
16%
45%
32%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
1%
2%
12%
44%
41%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
1%
1%
2%
12%
46%
38%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
7%
3%
3%
10%
27%
37%
15%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
3%
3%
2%
11%
39%
44%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
4%
4%
25%
70%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
3%
3%
25%
70%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
24%
73%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
3%
3%
1%
5%
5%
22%
43%
26%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
1%
4%
4%
29%
65%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
2%
1%
4%
4%
16%
39%
39%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas