Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca.
%
Preta.
%
Parda.
%
Amarela.
%
Indígena.
%
Não quero declarar.
2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Meu primeiro ano.
%
1-2 anos.
%
3-5 anos.
%
6-10 anos.
%
11-15 anos.
%
16-20 anos.
%
Mais de 20 anos.
3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Meu primeiro ano.
%
1-2 anos.
%
3-5 anos.
%
6-10 anos.
%
11-15 anos.
%
16-20 anos.
%
Mais de 20 anos.
4 - Em quantas escolas você trabalha?
Total de respondentes:
Comparar
%
Apenas nesta.
%
Em 2.
%
Em 3.
%
Em 4 ou mais.
5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Concursado/efetivo/estável.
%
Contrato temporário.
%
Contrato terceirizado.
%
Contrato CLT.
%
Pessoa jurídica.
%
Outra situação trabalhista.
6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Total de respondentes: 40
Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
13%
55%
33%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
41%
46%
12%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
15%
29%
51%
5%
5%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
15%
61%
24%
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
15%
37%
41%
7%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
15%
73%
7%
5%
5%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
5%
5%
32%
56%
7%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
5%
5%
20%
66%
10%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
20%
59%
22%
7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?
Total de respondentes: 41
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
5%
5%
29%
66%
- Leio livros não relacionados à Educação
22%
61%
17%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
10%
56%
34%
- Assisto a filmes
41%
37%
22%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
5%
5%
66%
22%
7%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
7%
51%
29%
12%
- Estudo
24%
76%
- Assisto a telejornal
2%
29%
34%
34%
8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?
Total de respondentes:
Comparar
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:
Total de respondentes: 41
Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
15%
85%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
37%
63%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
2%
59%
39%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
34%
66%
- Gestão de sala de aula
33%
68%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
13%
58%
25%
5%
5%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
7%
51%
41%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
5%
5%
56%
39%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
51%
49%
- Participar da gestão da escola
15%
54%
32%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
2%
7%
41%
49%
12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:
Total de respondentes: 40
Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
28%
25%
20%
28%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
33%
33%
23%
13%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
80%
18%
3%
3%
13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:
Total de respondentes: 39
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
26%
21%
13%
41%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
18%
31%
18%
33%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
29%
29%
16%
26%
14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:
Total de respondentes: 40
Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
75%
23%
3%
3%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
95%
3%
3%
3%
3%
- Doutorado
95%
5%
5%
15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:
Total de respondentes: 40
Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
3%
3%
10%
33%
55%
- Compreender o processo de aprendizagem
3%
3%
3%
3%
43%
53%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
3%
3%
18%
33%
48%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
5%
5%
23%
23%
50%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
5%
5%
18%
35%
43%
- Aprimorar as metodologias de ensino
3%
3%
10%
28%
60%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
8%
18%
33%
43%
Recursos e Infraestrutura
16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:
Total de respondentes: 41
Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
2%
5%
5%
15%
78%
- Acústica
10%
39%
51%
- Iluminação natural
5%
5%
20%
32%
44%
- Ventilação natural
10%
27%
34%
29%
- Temperatura
8%
18%
33%
43%
- Limpeza
2%
34%
63%
- Acessibilidade
2%
5%
5%
22%
71%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
2%
29%
68%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
5%
5%
34%
61%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
5%
5%
15%
80%
17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:
Total de respondentes: 41
Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
2%
7%
41%
49%
- Projetor multimídia (datashow)
10%
7%
20%
63%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
2%
2%
15%
32%
49%
- Software
8%
5%
5%
15%
36%
36%
- Internet
7%
10%
10%
29%
44%
- Acervo multimídia
5%
5%
12%
22%
32%
29%
Gestão e Participação
18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes:
Comparar
%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
%
Nenhuma vez.
%
Uma vez.
%
Duas vezes.
%
Três vezes ou mais.
19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:
Total de respondentes: 40
Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
5%
5%
18%
38%
40%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
3%
3%
58%
40%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
3%
3%
13%
55%
30%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
10%
60%
30%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
8%
53%
40%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
33%
43%
25%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
3%
3%
5%
5%
53%
40%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
10%
50%
40%
20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:
Total de respondentes: 40
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
8%
38%
38%
18%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
28%
50%
23%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
3%
3%
8%
58%
33%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
15%
63%
23%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
23%
46%
23%
8%
Gestão Pedagógica
21 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:
Total de respondentes: 40
Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
18%
53%
18%
13%
- Metodologia de ensino
63%
23%
10%
5%
5%
- Conteúdos trabalhados em sala
51%
41%
8%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
53%
33%
15%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
58%
35%
8%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
83%
18%
22 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:
Total de respondentes: 40
Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
13%
10%
78%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
15%
8%
78%
- Estabelece metas de aprendizagem
15%
3%
3%
83%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
15%
8%
78%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
15%
8%
78%
Percepção sobre alunos
23 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:
Total de respondentes: 40
Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
5%
5%
23%
58%
15%
- Chegam pontualmente
5%
5%
23%
60%
13%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
25%
58%
18%
- São respeitosos(as) comigo
68%
33%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
3%
3%
18%
60%
20%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
15%
70%
15%
Violência
24 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:
Total de respondentes: 40
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
88%
13%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
98%
3%
3%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
98%
3%
3%
25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:
Total de respondentes: 40
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
93%
5%
5%
3%
3%
Práticas Pedagógicas
26 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:
Total de respondentes: 40
Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
3%
3%
13%
58%
28%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
3%
3%
10%
53%
35%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
3%
3%
25%
43%
30%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
5%
5%
13%
28%
38%
15%
3%
3%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
20%
20%
35%
25%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
5%
5%
36%
59%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
3%
3%
3%
3%
13%
38%
45%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
4%
4%
30%
39%
26%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
5%
5%
23%
50%
23%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
9%
14%
45%
32%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
14%
14%
14%
36%
23%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
9%
9%
9%
32%
32%
9%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
5%
5%
32%
41%
23%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
59%
41%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
35%
65%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
26%
74%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
16%
58%
26%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
42%
58%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
11%
47%
42%
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas