Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Maranhão

Pinheiro

Pinheiro

Nordeste

/ Maranhão
Amazônia Legal

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 110
  Comparar
13%
Branca.
15%
Preta.
64%
Parda.
0%
Amarela.
1%
Indígena.
8%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 109
  Comparar
2%
Meu primeiro ano.
1%
1-2 anos.
5%
3-5 anos.
20%
6-10 anos.
22%
11-15 anos.
14%
16-20 anos.
37%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 109
  Comparar
20%
Meu primeiro ano.
9%
1-2 anos.
27%
3-5 anos.
23%
6-10 anos.
11%
11-15 anos.
5%
16-20 anos.
6%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 110
  Comparar
47%
Apenas nesta.
42%
Em 2.
7%
Em 3.
4%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 110
  Comparar
71%
Concursado/efetivo/estável.
28%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
1%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
1%
12%
68%
19%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
22%
66%
11%
1%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
1%
37%
59%
3%
3%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
1%
15%
77%
6%
6%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
10%
47%
43%
- Leio livros não relacionados à Educação
5%
5%
56%
28%
11%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
30%
35%
34%
- Assisto a filmes
5%
5%
48%
33%
15%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
15%
74%
10%
2%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
1%
30%
29%
40%
- Estudo
6%
6%
35%
59%
- Assisto a telejornal
2%
16%
39%
43%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 110
  Comparar
4%
Até 10 horas.
34%
De 11 a 20 horas.
12%
De 21 a 30 horas.
36%
De 31 a 40 horas.
15%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 110
  Comparar
3%
Até 10 horas.
51%
De 11 a 20 horas.
26%
De 21 a 30 horas.
15%
De 31 a 40 horas.
5%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 110
  Comparar
3%
Até 10 horas.
79%
De 11 a 20 horas.
8%
De 21 a 30 horas.
10%
De 31 a 40 horas.
0%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 109
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
2%
48%
50%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
3%
3%
69%
28%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
1%
4%
4%
81%
15%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
56%
43%
- Gestão de sala de aula
1%
46%
53%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
27%
49%
21%
3%
3%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
14%
60%
26%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
1%
3%
3%
47%
49%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
64%
35%
- Participar da gestão da escola
14%
65%
21%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
5%
5%
69%
27%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
20%
16%
31%
33%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
44%
23%
24%
10%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
70%
23%
6%
6%
1%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
20%
43%
25%
13%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
21%
35%
27%
17%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
27%
37%
23%
13%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
75%
24%
1%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
98%
2%
- Doutorado
100%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 109
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
4%
4%
11%
45%
40%
- Compreender o processo de aprendizagem
4%
4%
8%
43%
45%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
4%
4%
8%
43%
45%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
5%
5%
19%
42%
34%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
6%
6%
16%
44%
34%
- Aprimorar as metodologias de ensino
4%
4%
9%
47%
40%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
7%
21%
46%
26%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
6%
6%
8%
24%
62%
- Acústica
8%
20%
30%
42%
- Iluminação natural
5%
5%
13%
26%
56%
- Ventilação natural
16%
29%
33%
22%
- Temperatura
29%
22%
26%
23%
- Limpeza
4%
4%
9%
33%
55%
- Acessibilidade
6%
6%
15%
36%
42%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
5%
5%
7%
34%
54%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
5%
5%
17%
28%
50%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
6%
6%
15%
32%
46%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
2%
16%
35%
46%
- Projetor multimídia (datashow)
15%
4%
4%
13%
24%
45%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
28%
6%
6%
17%
25%
23%
- Software
39%
8%
21%
21%
11%
- Internet
15%
14%
25%
31%
16%
- Acervo multimídia
35%
6%
6%
23%
28%
7%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 110
  Comparar
2%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
4%
Nenhuma vez.
23%
Uma vez.
37%
Duas vezes.
35%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
2%
9%
76%
13%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
5%
5%
64%
31%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
2%
9%
73%
16%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
1%
9%
67%
23%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
75%
21%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
15%
63%
19%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
4%
4%
65%
29%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
5%
5%
71%
23%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
8%
75%
9%
7%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
3%
3%
34%
52%
12%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
1%
22%
45%
33%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
17%
44%
38%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
9%
51%
25%
15%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
5%
5%
38%
50%
6%
6%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
7%
66%
25%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
17%
71%
10%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
2%
14%
74%
11%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
7%
67%
25%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
23%
38%
21%
18%
- Metodologia de ensino
56%
26%
11%
6%
6%
- Conteúdos trabalhados em sala
54%
18%
3%
3%
25%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
64%
21%
5%
5%
10%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
59%
25%
5%
5%
11%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
81%
13%
2%
5%
5%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
15%
20%
65%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
10%
14%
76%
- Estabelece metas de aprendizagem
11%
3%
3%
86%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
10%
11%
79%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
10%
10%
80%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
3%
3%
26%
61%
10%
- Chegam pontualmente
1%
10%
73%
16%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
16%
69%
14%
- São respeitosos(as) comigo
1%
7%
69%
23%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
1%
38%
56%
5%
5%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
3%
3%
16%
75%
6%
6%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
81%
15%
5%
5%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
92%
7%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
96%
4%
4%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
98%
2%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
99%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
1%
2%
3%
3%
60%
35%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
1%
4%
4%
55%
41%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
21%
56%
23%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
3%
3%
7%
26%
52%
10%
2%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
4%
4%
2%
2%
7%
45%
41%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
5%
5%
16%
77%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
2%
4%
4%
17%
25%
53%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
15%
12%
47%
25%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
3%
3%
11%
11%
55%
21%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
15%
53%
32%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
1%
1%
14%
55%
29%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
3%
3%
7%
8%
26%
47%
10%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
1%
7%
15%
44%
33%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
3%
3%
32%
66%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
4%
4%
35%
61%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
37%
61%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
4%
4%
4%
4%
4%
4%
24%
54%
10%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
1%
4%
4%
41%
52%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
3%
3%
3%
3%
18%
49%
27%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas