Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Rio Grande Do Norte

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 47
  Comparar
49%
Branca.
4%
Preta.
47%
Parda.
0%
Amarela.
0%
Indígena.
0%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 47
  Comparar
2%
Meu primeiro ano.
6%
1-2 anos.
6%
3-5 anos.
30%
6-10 anos.
19%
11-15 anos.
13%
16-20 anos.
23%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 46
  Comparar
22%
Meu primeiro ano.
22%
1-2 anos.
24%
3-5 anos.
17%
6-10 anos.
2%
11-15 anos.
7%
16-20 anos.
7%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 46
  Comparar
76%
Apenas nesta.
15%
Em 2.
7%
Em 3.
2%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 47
  Comparar
91%
Concursado/efetivo/estável.
9%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
0%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
11%
21%
47%
21%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
45%
45%
11%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
7%
50%
41%
2%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
17%
62%
21%
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
2%
40%
49%
9%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
6%
6%
83%
9%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
4%
4%
38%
51%
6%
6%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
38%
57%
4%
4%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
15%
60%
26%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
2%
6%
6%
53%
38%
- Leio livros não relacionados à Educação
4%
4%
40%
34%
21%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
2%
11%
49%
38%
- Assisto a filmes
4%
4%
36%
34%
26%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
19%
62%
13%
6%
6%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
11%
51%
17%
21%
- Estudo
2%
2%
45%
51%
- Assisto a telejornal
11%
28%
38%
23%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 47
  Comparar
0%
Até 10 horas.
0%
De 11 a 20 horas.
13%
De 21 a 30 horas.
30%
De 31 a 40 horas.
57%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 47
  Comparar
2%
Até 10 horas.
6%
De 11 a 20 horas.
30%
De 21 a 30 horas.
30%
De 31 a 40 horas.
32%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 47
  Comparar
4%
Até 10 horas.
28%
De 11 a 20 horas.
43%
De 21 a 30 horas.
17%
De 31 a 40 horas.
9%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
34%
66%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
4%
4%
49%
47%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
2%
9%
49%
40%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
2%
47%
51%
- Gestão de sala de aula
2%
38%
60%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
19%
60%
13%
9%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
9%
70%
22%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
11%
43%
47%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
9%
47%
45%
- Participar da gestão da escola
4%
4%
26%
49%
21%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
2%
11%
62%
26%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
19%
23%
26%
32%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
49%
19%
19%
13%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
74%
15%
4%
4%
6%
6%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 46
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
24%
48%
22%
7%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
24%
50%
20%
7%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
35%
33%
24%
9%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
81%
15%
4%
4%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
91%
6%
6%
2%
- Doutorado
96%
2%
2%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
17%
6%
6%
43%
34%
- Compreender o processo de aprendizagem
13%
11%
47%
30%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
19%
6%
6%
45%
30%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
13%
19%
34%
34%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
15%
23%
28%
34%
- Aprimorar as metodologias de ensino
15%
9%
38%
38%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
23%
19%
38%
19%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
4%
4%
30%
66%
- Acústica
4%
4%
9%
51%
36%
- Iluminação natural
23%
43%
34%
- Ventilação natural
11%
40%
36%
13%
- Temperatura
11%
28%
34%
28%
- Limpeza
2%
34%
64%
- Acessibilidade
4%
4%
11%
26%
60%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
2%
15%
26%
57%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
2%
17%
43%
38%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
2%
21%
23%
53%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
6%
6%
15%
36%
43%
- Projetor multimídia (datashow)
4%
4%
4%
4%
9%
43%
40%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
21%
6%
6%
15%
28%
30%
- Software
38%
4%
4%
15%
19%
23%
- Internet
13%
23%
23%
19%
21%
- Acervo multimídia
21%
11%
21%
32%
15%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 47
  Comparar
19%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
9%
Nenhuma vez.
13%
Uma vez.
17%
Duas vezes.
43%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
2%
11%
57%
30%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
2%
47%
51%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
6%
6%
60%
34%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
4%
4%
51%
43%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
2%
51%
47%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
4%
4%
13%
53%
30%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
4%
4%
2%
45%
49%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
6%
6%
47%
47%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
55%
30%
11%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
17%
62%
21%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
4%
4%
13%
53%
30%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
15%
47%
36%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
24%
50%
22%
4%
4%

Gestão Pedagógica

21 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 46
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
37%
35%
17%
11%
- Metodologia de ensino
62%
23%
4%
4%
11%
- Conteúdos trabalhados em sala
60%
32%
4%
4%
4%
4%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
38%
49%
4%
4%
9%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
53%
34%
11%
2%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
89%
11%

22 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
19%
81%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
4%
4%
13%
83%
- Estabelece metas de aprendizagem
4%
4%
4%
4%
91%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
11%
11%
79%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
11%
13%
77%

Percepção sobre alunos

23 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
19%
66%
15%
- Chegam pontualmente
4%
4%
43%
45%
9%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
2%
24%
61%
13%
- São respeitosos(as) comigo
4%
4%
64%
32%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
19%
77%
4%
4%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
11%
72%
17%

Violência

24 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
87%
13%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
81%
19%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
96%
4%
4%

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
96%
4%
4%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
100%

Práticas Pedagógicas

26 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
4%
4%
6%
6%
6%
6%
64%
19%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
2%
4%
4%
4%
4%
6%
6%
57%
26%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
4%
4%
40%
43%
13%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
4%
4%
9%
28%
47%
9%
4%
4%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
17%
2%
9%
26%
34%
13%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
4%
4%
2%
4%
4%
34%
55%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
6%
6%
19%
30%
45%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
17%
34%
31%
17%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
6%
6%
9%
31%
46%
9%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
3%
3%
3%
3%
3%
3%
23%
51%
17%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
6%
6%
3%
3%
6%
6%
20%
57%
9%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
17%
14%
20%
26%
17%
6%
6%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
3%
3%
8%
25%
44%
19%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
42%
58%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
43%
57%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
3%
3%
3%
3%
40%
53%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
7%
3%
3%
31%
41%
17%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
4%
4%
7%
36%
54%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
4%
4%
32%
32%
32%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas