Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Amazonas

Manaus

Manaus

Norte

/ Amazonas

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 441
  Comparar
22%
Branca
5%
Preta
70%
Parda
1%
Amarela
1%
Indígena
1%
Não quero declarar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 428
Pergunta Média
Média de anos 12,8
Média de meses 3,6

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 414
Pergunta Média
Média de anos 9,2
Média de meses 4,9

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 381
Pergunta Média
Média de anos 5,2
Média de meses 5,3

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 413
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 42,7

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 410
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 43,2

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 413
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 43,2

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 418
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 4,8
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,5
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 6,2
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 4,9
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 6,6
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,3
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 7,3
Merenda (Média de horas) 3,1
Manutenção (Média de horas) 4,1
Segurança (Média de horas) 3,2
Outras atividades (Média de horas) 4,9

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 435
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
59%
41%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
67%
33%
Atender as demandas administrativas da escola.
59%
40%
Garantir a manutenção da escola.
6%
6%
65%
29%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
6%
6%
67%
27%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
4%
4%
64%
32%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
4%
4%
65%
31%
Administrar conflitos.
1%
63%
36%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
2%
64%
34%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
1%
64%
35%
Realizar a autoavaliação institucional.
2%
67%
31%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
1%
64%
35%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 292
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
1%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
22%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
81%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
57%
Ensino Médio.
24%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes: 69
  Comparar
97%
Sim
3%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes: 69
  Comparar
84%
Sim
16%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 440
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
14%
52%
32%
3%
3%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
6%
6%
31%
50%
14%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
15%
45%
33%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
23%
50%
24%
3%
3%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
8%
45%
44%
2%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
2%
15%
74%
9%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
20%
68%
11%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
11%
69%
19%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
12%
36%
44%
8%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
29%
65%
5%
5%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
3%
3%
73%
24%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
3%
3%
70%
27%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
3%
3%
31%
58%
8%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
1%
23%
71%
5%
5%

14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes: 440
  Comparar
5%
Discordo fortemente
28%
Discordo
55%
Concordo
12%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes: 440
  Comparar
9%
Discordo fortemente
39%
Discordo
41%
Concordo
12%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes: 440
  Comparar
74%
Sim
26%
Não

17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?

Total de respondentes: 115
  Comparar
Falta de água
14%
Falta de energia
22%
Falta de merenda
1%
Greve de professores
73%
Vandalismo nas instalações
2%
Problemas de infraestrutura da escola
17%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
7%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
1%
Outros
16%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:

Total de respondentes: 115
Pergunta Média
Por quantos dias ocorreu a interrupção: 23,4
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 439
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
85%
13%
2%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
83%
15%
1%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
88%
10%
2%
Houve tráfico de drogas na escola.
78%
19%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
82%
17%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
76%
21%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
84%
15%
1%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
94%
6%
6%
1%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

20 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças

Total de respondentes: 62
  Comparar
63%
Sim
37%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

21 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 325
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
84%
Banheiro infantil
48%
Área sombreada
43%
Área coberta
67%
Vegetação e jardim
38%
Horta
25%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

22 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 325
  Comparar
Piso emborrachado
3%
Cimento liso
53%
Cimento áspero
50%
Areia
15%
Grama
25%
Terra
29%
Cerâmica
13%
Pedras
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

23 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 325
  Comparar
Tanque de areia
1%
Gira-gira
1%
Túnel lúdico
2%
Gangorra
2%
Escorregador
2%
Casinha
3%
Balanço
2%
Brinquedo para escalar
1%
Banco
21%
Outros
43%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

24 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 359
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
19%
37%
42%
3%
3%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
23%
36%
40%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
14%
33%
47%
6%
6%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
11%
27%
54%
8%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
4%
4%
12%
68%
16%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
9%
62%
24%

25 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 69
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
62%
Doações e campanhas de arrecadação
35%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
22%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

26 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 69
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
94%
Doações e campanhas de arrecadação
12%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

27 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 69
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
86%
Doações e campanhas de arrecadação
12%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

28 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes: 440
  Comparar
88%
Sim, existe e está ativo
9%
Sim, existe, mas está inativo
2%
Não existe Conselho Escolar

29 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 386
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 5,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 385
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 4,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 171
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 3,1
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 384
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 3,3
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 382
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 3,5
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 269
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 2,6
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

35 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 386
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
23%
44%
33%
Questões administrativas e institucionais
2%
25%
44%
29%
Questões financeiras
2%
13%
43%
43%
Questões de relacionamento com a comunidade
2%
32%
41%
25%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

36 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes: 385
  Comparar
97%
Sim
3%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

37 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 298
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,5

38 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes: 442
  Comparar
27%
Sim
73%
Não

39 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 189
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 4,6

40 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes: 442
  Comparar
53%
Sim
47%
Não

41 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes: 217
  Comparar
22%
Sim, existe e está ativo
8%
Sim, existe, mas está inativo
38%
Não existe grêmio estudantil
32%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

42 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes: 442
  Comparar
2%
Sim
98%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

43 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes: 441
  Comparar
98%
Sim
2%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

44 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes: 440
  Comparar
12%
Sim
88%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

45 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 441
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
80%
Empresas que apoiam a escola.
10%
Organizações sem fins lucrativos.
19%
Repasses da rede de ensino.
39%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
1%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
15%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
28%

46 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes: 435
  Comparar
99%
Sim
1%
Não

47 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 427
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
72%
5%
5%
4%
4%
19%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
18%
13%
10%
58%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
12%
82%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

48 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes: 430
  Comparar
1%
Discordo fortemente
11%
Discordo
66%
Concordo
22%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

49 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes: 431
  Comparar
0%
Discordo fortemente
6%
Discordo
74%
Concordo
19%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

50 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes: 430
  Comparar
2%
Discordo fortemente
17%
Discordo
63%
Concordo
18%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

51 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes: 429
  Comparar
4%
Discordo fortemente
27%
Discordo
52%
Concordo
16%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

52 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes: 428
  Comparar
4%
Discordo fortemente
16%
Discordo
63%
Concordo
18%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

53 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes: 432
  Comparar
7%
Discordo fortemente
34%
Discordo
47%
Concordo
12%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

54 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes: 432
  Comparar
99%
Sim
1%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

55 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes: 432
  Comparar
84%
Sim
16%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

56 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes: 440
  Comparar
99%
Sim
1%
Não

57 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes: 435
  Comparar
99%
Sim
1%
Não
1%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

58 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 435
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
1%
Os pais ?
90%
8%
1%
Os(As) estudantes ?
50%
25%
24%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

59 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes: 435
  Comparar
100%
Sim
0%
Não
0%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

60 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes: 433
  Comparar
99%
Sim
0%
Não
0%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

61 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes: 434
  Comparar
97%
Sim
2%
Não
1%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

62 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes: 438
  Comparar
74%
Sim
26%
Não

63 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:

Total de respondentes: 114
  Comparar
Sorteio
2%
Local de moradia
29%
Prova de seleção
2%
Ordem de chegada
46%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
5%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
11%
Outros
46%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular

64 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 442
  Comparar
Não se aplica
10%
Afinidade entre os(as) estudantes
3%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
64%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
22%
Manter as turmas existentes do ano anterior
42%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
10%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
12%
Outro
10%

65 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 432
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
34%
Tempo de serviço.
22%
Cursos de formação continuada realizados.
60%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
47%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
78%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
43%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
57%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
71%

66 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 442
  Comparar
Ministério Público
25%
Conselho Tutelar
87%
Secretaria de Saúde
69%
Secretaria de Educação
92%
Secretaria de Assistência Social
33%
Secretaria de Segurança Pública
68%
Organizações não governamentais/instituições privadas
32%

67 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 442
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
6%
6%
38%
56%
Ir à residência do(a) estudante
18%
4%
4%
23%
38%
16%
Informar ao Conselho Tutelar
5%
5%
3%
3%
23%
48%
21%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

68 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 438
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
12%
11%
51%
26%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
8%
64%
26%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
5%
5%
71%
23%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
4%
4%
67%
28%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

69 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 442
  Comparar
Violência
72%
Bullying
78%
Machismo
10%
Homofobia
21%
Sexualidade
30%
Uso de drogas
60%
Direitos dos idosos
19%
Educação ambiental
73%
Ciência e tecnologia
42%
Diversidade religiosa
24%
Desigualdades sociais
28%
Nutrição e alimentação
29%
Educação para o trânsito
36%
Relações étnico-raciais/racismo
39%
Direitos da criança e do adolescente
42%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
21%
Educação financeira e consumo sustentável
23%

70 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 432
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
66%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
68%
Metodologias de ensino.
71%
Conhecimento do currículo.
74%
Gestão da sala de aula.
60%
Educação inclusiva.
70%
Novas tecnologias.
75%
Gestão e administração escolar.
53%
Professor(a) de Braille
14%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
67%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
23%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
34%
Professor(a) itinerante
25%
Monitor(a) de apoio
80%
Outros
17%

Educação Inclusiva

71 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes: 440
  Comparar
19%
Sim
81%
Não

72 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes: 440
  Comparar
40%
Sim
60%
Não

73 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 177
  Comparar
Deficiência intelectual
68%
Deficiência física
32%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
85%
Surdez
24%
Deficiência auditiva
27%
Cegueira
19%
Baixa visão
37%
Deficiência múltipla
33%
Altas habilidades/superdotação
33%
Surdo-cegueira
12%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

74 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 441
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
1%
21%
56%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
1%
19%
59%
20%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento