Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Amazonas

Manaus

Manaus

Norte

/ Amazonas

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 1.412
  Comparar
17%
Branca.
5%
Preta.
74%
Parda.
1%
Amarela.
1%
Indígena.
2%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 1.410
  Comparar
1%
Meu primeiro ano.
3%
1-2 anos.
8%
3-5 anos.
24%
6-10 anos.
21%
11-15 anos.
16%
16-20 anos.
27%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 1.408
  Comparar
15%
Meu primeiro ano.
18%
1-2 anos.
29%
3-5 anos.
21%
6-10 anos.
10%
11-15 anos.
3%
16-20 anos.
3%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 1.410
  Comparar
49%
Apenas nesta.
40%
Em 2.
7%
Em 3.
4%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 1.410
  Comparar
79%
Concursado/efetivo/estável.
19%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
0%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
1%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 1.409
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
10%
55%
33%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
35%
51%
10%
3%
3%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
11%
42%
42%
5%
5%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
2%
16%
65%
17%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 1.410
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
5%
5%
32%
62%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
36%
36%
26%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
18%
35%
46%
- Assisto a filmes
1%
29%
31%
39%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
6%
6%
60%
21%
14%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
7%
39%
28%
26%
- Estudo
1%
7%
32%
61%
- Assisto a telejornal
1%
15%
30%
54%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 1.405
  Comparar
1%
Até 10 horas.
10%
De 11 a 20 horas.
6%
De 21 a 30 horas.
40%
De 31 a 40 horas.
42%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 1.411
  Comparar
2%
Até 10 horas.
33%
De 11 a 20 horas.
13%
De 21 a 30 horas.
32%
De 31 a 40 horas.
19%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 1.411
  Comparar
2%
Até 10 horas.
43%
De 11 a 20 horas.
11%
De 21 a 30 horas.
36%
De 31 a 40 horas.
8%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 1.408
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
16%
84%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
1%
33%
66%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
2%
37%
61%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
19%
80%
- Gestão de sala de aula
1%
16%
83%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
21%
40%
30%
9%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
6%
6%
46%
48%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
28%
69%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
28%
70%
- Participar da gestão da escola
3%
3%
10%
42%
45%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
4%
4%
38%
58%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 1.410
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
11%
20%
22%
47%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
55%
23%
11%
11%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
72%
17%
5%
5%
6%
6%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 1.406
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
18%
36%
21%
26%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
15%
35%
27%
23%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
25%
40%
17%
18%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 1.406
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
70%
19%
3%
3%
7%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
91%
6%
6%
1%
1%
- Doutorado
96%
1%
2%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 1.403
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
11%
15%
34%
40%
- Compreender o processo de aprendizagem
10%
15%
34%
41%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
11%
15%
33%
42%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
11%
15%
32%
42%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
12%
17%
34%
36%
- Aprimorar as metodologias de ensino
9%
14%
34%
43%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
17%
19%
31%
33%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 1.410
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
14%
16%
28%
42%
- Acústica
12%
22%
32%
34%
- Iluminação natural
15%
23%
29%
34%
- Ventilação natural
26%
28%
25%
21%
- Temperatura
13%
19%
32%
35%
- Limpeza
3%
3%
9%
28%
61%
- Acessibilidade
11%
12%
27%
51%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
7%
16%
34%
43%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
9%
15%
38%
39%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
5%
5%
13%
28%
54%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 1.412
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
2%
3%
3%
12%
36%
46%
- Projetor multimídia (datashow)
6%
6%
3%
3%
11%
22%
58%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
17%
6%
6%
14%
24%
40%
- Software
26%
6%
6%
15%
26%
26%
- Internet
16%
17%
16%
25%
26%
- Acervo multimídia
20%
9%
18%
27%
26%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 1.392
  Comparar
18%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
21%
Nenhuma vez.
18%
Uma vez.
14%
Duas vezes.
30%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 1.399
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
3%
3%
8%
52%
37%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
2%
5%
5%
48%
45%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
3%
3%
11%
51%
35%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
7%
52%
39%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
52%
44%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
12%
49%
35%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
1%
4%
4%
50%
45%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
2%
6%
6%
52%
40%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 1.399
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
53%
29%
13%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
20%
44%
35%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
17%
44%
37%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
14%
46%
39%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
18%
48%
24%
10%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 1.408
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
7%
27%
54%
12%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
9%
72%
15%
3%
3%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
21%
69%
8%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
2%
15%
70%
13%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
12%
61%
25%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 1.404
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
15%
37%
21%
27%
- Metodologia de ensino
63%
23%
6%
6%
8%
- Conteúdos trabalhados em sala
45%
17%
3%
3%
35%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
62%
23%
7%
7%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
61%
19%
7%
13%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
73%
15%
3%
3%
9%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 1.402
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
10%
22%
68%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
10%
16%
73%
- Estabelece metas de aprendizagem
10%
4%
4%
86%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
9%
3%
3%
88%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
8%
3%
3%
89%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 1.402
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
3%
3%
18%
61%
18%
- Chegam pontualmente
2%
21%
59%
18%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
2%
16%
60%
22%
- São respeitosos(as) comigo
1%
8%
59%
32%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
26%
58%
14%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
1%
14%
67%
18%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 1.402
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
90%
9%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
85%
12%
2%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
90%
9%
1%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 1.403
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
96%
3%
3%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
96%
4%
4%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
99%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
1%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
89%
9%
2%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 1.395
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
1%
2%
4%
4%
33%
60%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
1%
1%
3%
3%
31%
64%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
1%
1%
5%
5%
23%
46%
25%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
2%
8%
22%
40%
19%
9%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
2%
1%
1%
5%
5%
28%
63%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
2%
4%
4%
17%
77%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
3%
3%
10%
27%
58%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
1%
4%
4%
17%
51%
26%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
1%
3%
3%
12%
52%
31%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
1%
1%
7%
46%
45%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
1%
1%
1%
7%
44%
45%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
3%
3%
1%
6%
6%
20%
49%
21%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
2%
1%
9%
39%
49%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
15%
82%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
2%
21%
76%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
19%
78%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
2%
1%
3%
3%
15%
47%
32%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
4%
4%
26%
69%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
1%
1%
4%
4%
13%
41%
42%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas